Madeira

Poluição no mar da Ribeira Brava foi causada por microalgas

Autarquia apurou junto do Director Regional do Ambiente que "não se trata de nenhuma situação perigosa para a saúde pública"

None
A mancha branca verificada hoje na Praia da Ribeira Brava foi causada por microalgas. O calor extremo aliado à maré alta e à consequente lavagem das areias acabou por criar microalgas em grandes quantidades, colocando a água turva com um aspeto pouco agradável.

É deste modo que a Câmara Municipal da Ribeira Brava explica o motivo que está por detrás do incidente que manchou a imagem da praia galardoada com bandeira azul, levando à sua interdição.

Poluição no mar motiva interdição da praia da Ribeira Brava

Parte da praia da Ribeira Brava está interdita a banhos devido a uma mancha de poluição na água.

De acordo com a informação apurada pela autarquia junto do Director Regional do Ambiente, "não se trata de nenhuma situação perigosa para a saúde pública".

“Causa um certo mal-estar ver a água naquele estado, mas trata-se de uma consequência das temperaturas altas que se verificam na Região”, sustenta o presidente da Câmara numa nota remetida ao final desta tarde à imprensa.

Ricardo Nascimento continua a aguardar os resultados das análises solicitadas hoje à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (entidade que está a monitorizar a situação) e recorda que as análises feitas desde Maio às águas do complexo balnear da Ribeira Brava têm tido "resultados excelentes".

O autarca refere ainda que "face às previsões de tempo quente, é provável que a mesma situação se repita durante o dia de amanhã" e adianta que a mesma situação terá acontecido "em pelo menos mais duas praias da Madeira com areia e enrocamento" (embora não precise quais).