Eleições Autárquicas Madeira

PSD Gaula promete resolver problemas nos sistemas de rega

None
"A freguesia de Gaula continua a necessitar de melhoramentos nos canais de rega, principalmente no que diz respeito a afluentes directos aos terrenos e é esse o nosso objectivo”.

A afirmação é do candidato do PSD à Junta de Freguesia de Gaula, Ivo Andrade que, admitindo o facto da Água e Resíduos da Madeira (ARM) "estar atenta ao problema", sublinha ser necessária "uma intervenção de fundo que evite constrangimentos à população".

“Foram feitos melhoramentos de segurança no tanque de água existente no Pico Norte, em 2020 e, antes, foi reabilitado o canal principal de transporte de água em 2017, bem como a intervenção feita, em 2017, na levada que tem início na Achada e que termina no Porto Novo”, lembra o candidato, que diz ainda saber que “está previsto para breve o reforço da capacidade de armazenamento da lagoa situada nas águas mansas, de forma a aumentar a água disponível à população”.

Não obstante, vinca, “é preciso mais”.

“Já conseguimos resolver várias questões relacionadas com a água de rega, mas continuaremos a insistir junto das entidades competentes sobre esta necessidade de ajuda constante aos agricultores, já que a maior parte deles vive do cultivo para a própria subsistência familiar”, sublinha.

Ivo Andrade que reforça, ainda, que a recuperação de sistemas de regadio e a sua manutenção é de "extrema importância" para evitar o desperdício e para a própria rega ser o mais eficiente possível, contribuindo também para uma agricultura mais sustentável.

“É lamentável que a Junta JPP não se preocupe com estas questões”, critica ainda o social-democrata, afirmando que esta é uma preocupação da sua candidatura e que pretende implementar políticas específicas nesta matéria.