Madeira

Nascimento destaca benefícios da Universidade Sénior da Ribeira Brava

None

No encerramento de mais um ano lectivo da Universidade Sénior da Ribeira Brava (USRB), realizado esta quarta-feira nos jardins da Câmara Municipal, o presidente Ricardo Nascimento destacou os benefícios deste projecto que nasceu há três anos e “proporciona o desenvolvimento cognitivo, promove a actividade física e combate a solidão”, ao mesmo tempo que “acolhe, ajuda e integra os cidadãos na sociedade.

 O autarca acredita que a educação e a formação da população sénior facilitam o processo de envelhecimento activo.

“Este é um projecto que muito me orgulha”, afirmou Ricardo Nascimento.

O autarca alertou para o facto de a Madeira ter uma população envelhecida, o que obriga à “criação de condições para esta faixa etária”, nomeadamente a sua integração na sociedade e a promoção de um envelhecimento activo que contribua para uma vida mais saudável e menos sedentária.

Nascimento agradeceu a todas as entidades parceiras da Universidade Sénior, em especial à Secretaria Regional da Educação, por disponibilizar professores e formadores para este projeto, sem esquecer os voluntários que abraçam esta causa social.

Esta união de esforços faz com que dia após dia consigamos aos poucos melhorar a nossa Ribeira Brava”. Ricardo Nascimento

Nuno Gonçalo Olim, em representação do secretário Jorge Carvalho, começou por dar os parabéns aos utentes da USRB pela “coragem e humildade de perceberem que o processo de aprendizagem pode ser continuo ao longo da vida”. Ciente de que o saber não ocupa espaço, destacou a educação como “um dos grandes tesouros” da actualidade e uma “ferramenta excelente para trabalhar o envelhecimento activo”.

Alertou para o facto de todos nós estarmos em processo de envelhecimento e nada melhor do que dar à população sénior “ferramentas para serem mais participativas na sociedade e desenvolverem os seus direitos e a sua cidadania”.

Aos alunos recordou que “nunca é tarde para aprender e para concretizar um sonho” e destacou o trabalho da Câmara Municipal da Ribeira Brava pela aposta neste projecto inclusivo e por perceber que “capacitar os seus cidadãos seniores na vida activa do concelho traz benefícios a todos”.

A cerimónia terminou com a entrega de certificados. O próximo ano lectivo está já a ser preparado, estando inscritos 92 alunos seniores. A coordenadora Zélia Encarnação promete novidades e o mesmo empenho de sempre.