5 Sentidos

Formação intensiva para instrumentistas das bandas filarmónicas

Iniciativa, promovida pela Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira e a Banda Militar da Zona Militar da Madeira, realiza-se entre 19 e 23 de Julho

None

A Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira e a Banda Militar da Zona Militar da Madeira promovem, entre 19 e 23 de Julho, na Unidade de Apoio do Comando Militar da Madeira, uma actividade de formação intensiva para instrumentistas das bandas filarmónicas.

Para esta iniciativa, denominada ‘Assimetrias Musicais – III Edição’, estão inscritos cerca de 50 jovens.

O programa de formação intensivo, que se inicia às 09 horas e termina às 12 horas, engloba aulas e estudo individual, com ensaios em pequenos grupos ou acompanhamento no estudo individual das obras musicais ou estudos técnicos que ajudem na execução de fragmentos de obras com maior dificuldade, orientadas pelos líderes de naipe. Na parte da tarde serão realizados ensaios gerais.

O programa terminará na sexta-feira, dia 23 de Julho, com um concerto na Quinta Magnólia, que se realizará, pelas 21 horas, apenas para convidados. Serão interpretadas obras musicais, como ‘Lusitanidades de Carlos Marques’, ‘Arabesque de Samuel – Hazo’, ‘El Camino Real de Alfred Reed’, entre outras.

A actuação congregará um conjunto diversificado de músicos executantes. Em palco estarão representadas várias bandas filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, alunos e convidados do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira e todos os profissionais músicos militares da Banda Militar da Madeira.

A responsabilidade total do concerto estará a cargo do maestro e actual chefe da Banda Militar da Madeira, Alferes Luís Afonso.

A entrada no evento será realizada mediante apresentação de convite, atendendo à actual situação pandémica e às restrições impostas pelo Governo Regional.