Madeira

Só 19% das casas para arrendar no Funchal têm ar condicionado

None
Foto Shutterstock

Em semana de onda de calor na Madeira, fruto de uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, ficamos a saber que apenas 19% das casas para arrendar no Funchal dispõem de ar condicionado, de acordo com um estudo do idealista, divulgado esta sexta-feira.

Para vender, a percentagem, é ainda mais baixa: apenas 12% das casas no Funchal oferecem ar condicionado.

Com as altas temperaturas que se prevêem atingir também o resto do país no próximo fim-de-semana, a análise revela ainda que apenas 21% das casas em todo o país têm sistema de ar condicionado. Para o estudo, o idealista analisou mais de 300 mil casas à venda e em arrendamento anunciadas na sua base de dados a 12 de Julho de 2021.

Faro é a cidade que apresenta mais casas com ar condicionado anunciadas para venda e arrendamento (41%), seguindo-se na lista Viseu (38%), Braga (33%), Aveiro (26%), Lisboa (25%) e Coimbra (20%), por esta ordem. No Porto só 19% dos imóveis anunciados para venda e arrendamento têm A/C, menos que a média nacional (21%).

Em sentido contrário está a Guarda,  a cidade portuguesa com menos casas anunciadas para venda e arrendamento equipadas com A/C (1%). Bragança e Vila Real (4% e 5, respectivamente) completam o pódio. 

Diferenças entre venda e arrendamento

No parque habitacional português a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa, ganhando vantagem a venda. Das casas disponíveis para comprar, 21% contam com esta comodidade, enquanto das casas que se encontram para arrendar apenas 19% têm ar condicionado.

Por cidades, 26% das casas para comprar em Lisboa dispõem de ar condicionado, já para arrendar, 21%. O mesmo acontece em Braga (venda: 35%; arrendamento: 18%), Coimbra (venda: 22%; arrendamento: 7%), Faro (venda: 42%; arrendamento: 28%), Viseu (venda: 39%; arrendamento: 29%) e Aveiro (venda: 26%; arrendamento 16%). Já no Porto existe a mesma percentagem de habitação climatizada, tanto para comprar como para arrendar, 19%.

Por outro lado, apenas 15% das casas que se vendem em Évora dispõem de sistema de climatização, enquanto para arrendar, 27% contam com esse extra.

Em Beja, Guarda e Portalegre, nenhuma das casas que se encontram para arrendar têm ar condicionado.