Madeira

Memorando liga Madeira aos EUA e abre portas à inovação na área da Saúde

None

Hoje, dia 28 de Junho, foi assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, a Secretaria Regional da Economia, o SESARAM, a PremiValor Consulting e a University of California, Riverside.

"Com este acordo e através das entidades envolvidas, a Região irá reforçar o seu Ecossistema de Inovação, nomeadamente na área da Saúde potenciando o desenvolvimento económico e social da Madeira", destaca a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, em nota remetida à imprensa.

Algumas das áreas de cooperação incluem o acesso por parte de alunos, professores e investigadores da University of California, Riverside ao 'Europe Immersion Program' a ser realizado na Região.

O acordo prevê também a cooperação com a University of California, Riverside na referenciação de empresas e startups americanas para participarem na 'Health Summit Madeira-Europe' e a captação de recursos financeiros para startups da Madeira, permitindo acesso ao mercado dos EUA.

No âmbito deste memorando, encontra-se também previsto o desenvolvimento de projectos que promovam a sustentabilidade e inclusão social na Madeira e nos EUA.

"É expectável que a cooperação entre as entidades participantes tenha impacto também ao nível do Turismo dado que inclui o intercambio de investigadores, professores, alunos e profissionais de empresas, fomentando o Turismo científico, de inovação, de startups e ainda o turismo ligado à saúde", releva a tutela.

Actualmente participam no H-INNOVA: HEALTH INNOVAtion HUB cerca de 700 investigadores, professores e alunos de diferentes países como Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Suécia, Suíça, entre outros.

Deste Ecossistema fazem também parte empresas e organizações de referência nacionais e internacionais como a PremiValor Consulting, APAH, VODAFONE, LG Electronics, MEDTRONIC, ROCHE, BC Platforms, Zettagene, Global Solver, JUMHUB Solutions, Tekever, Ligandal e a Real Vida Seguros.