Turismo Madeira

PS defende aposta na "diferenciação" e formação profissional em Turismo

None

"Qualificar o produto turístico, valorizando as especificidades da Região, e apostar na formação profissional são dois fatores essenciais para o desenvolvimento do sector do turismo".

Os desafios foram apontados, hoje, dia 28 de Maio, pelo presidente do Partido Socialista-Madeira (PS-M), aquando de uma visita à ‘Quinta da Moscadinha’, na Camacha, no âmbito do roteiro ‘Fazer Diferente – Responsáveis, Próximos, Preparados’, que esta semana é subordinado à temática do Turismo.

Tal como afirmou Paulo Cafôfo, "a Madeira não pode competir pelo preço ou pelo número de turistas que nos visitam, devendo posicionar-se com base nos fatores que nos diferenciam".

O líder dos socialistas madeirenses frisou que "deve haver uma aposta da Região na qualificação do produto" e no "apoio a investimentos que nos distingam dos outros destinos turísticos".

No seu entender, a formação é outro factor "crítico" no que respeita ao Turismo.

“Há falta de recursos humanos com formação para aquilo que sempre foi uma caraterística nossa, que é receber bem os outros e com qualidade”, sustentou.

“Não basta só a simpatia e a hospitalidade, é preciso formação de excelência. Neste momento esta é uma lacuna enorme, há dificuldade em contratar pessoas qualificadas, formadas nas diversas áreas da hotelaria e isso pode comprometer a qualidade do nosso destino”, advertiu.

Paulo Cafôfo observou também que, "aquando da suspensão das actividades económicas, período em que o turismo foi o sector mais afetado, não se acautelou um plano de formação que permitisse que até as pessoas que estão desempregadas fossem requalificadas em áreas onde agora poderiam estar empregadas".

“Sabemos muito bem do imbróglio à volta da Escola de Hotelaria” e “era preciso haver uma solução e um plano regional de formação profissional”, disse o responsável, lembrando que recentemente o PS apresentou no Parlamento um projecto relacionado com a formação profissional, mas o mesmo foi chumbado.

“Era preciso congregar diversas estruturas de ensino e o Governo Regional, com o seu plano de profissionalização, garantisse que as pessoas pudessem ter as habilitações necessárias e as qualificações exigidas”, explicou.

Por seu turno, a deputada Mafalda Gonçalves, candidata à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, afirmou que, ao longo dos anos, "a Camacha tem sido a freguesia mais esquecida do concelho", havendo necessidade investimento público e privado, e apontou como exemplo a ‘Quinta da Moscadinha’.