Coronavírus Mundo

Sara Cerdas apela a mais cooperação com a América Latina no combate à covid-19

A eurodeputada madeirense falava, esta manhã, na sessão plenária do Parlamento Europeu

None

Sara Cerdas considera que “é necessário continuar a colaborar com os países da América Latina para fazer face à covid-19, com uma postura activa e presente” e apontou que a União Europeia precisa e pode “fazer mais”.

A intervenção ocorreu esta manhã, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, no debate sobre a evolução da covid-19 nos países da América Latina.

A eurodeputada do PS alertou para a importância de apostar numa campanha massiva de vacinação e aumentar a capacidade de produção e distribuição no âmbito da iniciativa COVAX.

As vacinas devem ser consideradas um bem público global, porque ninguém está seguro até que todos estejam seguros e isso significa até que todos estejamos vacinados.

Sara Cerdas lembra que a América Latina é das regiões mais fortemente atingidas por esta pandemia, sublinhando que esta crise sanitária “agravou ainda mais os índices de desigualdades sociais e económicas, expondo as fragilidades dos sistemas de saúde” na região.

Os eurodeputados debatem e votam hoje uma resolução sobre a evolução da covid-19 nos países da América Latina. A situação no Brasil foi a que mais dominou o debate, tendo em conta que, desde o início da pandemia, mais de 380 mil pessoas morreram e a média diária de óbitos já ultrapassou os 4 mil.