País

Força Aérea resgata tripulante ao largo da Ilha Terceira

None
Foto Shutterstock

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), coordenou, desde as 11h59 (horas locais) de sábado, dia 17 de Abril, o resgate de um tripulante masculino de 52 anos, de nacionalidade Indiana. O homem encontrava-se a bordo do navio mercante 'Saga Discovery', com bandeira de Hong Kong, a navegar a cerca de 420 milhas náuticas (778 quilómetros) a Noroeste da Ilha Terceira, nos Açores.

De acordo com o comunicado da Marinha, "o tripulante apresentava sintomas de insuficiência respiratória, a necessitar de cuidados médicos imediatos".

O resgate foi efectuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou hoje, dia 18 de Abril, às 03h40 (horas locais).

O paciente foi posteriormente transferido para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.​

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, um avião C-295 e um helicóptero EH-101 da FAP e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.