Mundo

Ciclone deixa sem energia 31.500 pessoas na Austrália

None

Um ciclone causou grandes danos em várias cidades da costa oeste da Austrália, provocando a queda de árvores e cortes de energia e deixando telhados destruídos, mas não há relatos de feridos graves.

O ciclone Seroja cruzou a costa da Austrália Ocidental, ao sul da cidade turística de Kalbarri, com ventos de até 170 quilómetros por hora pouco depois do anoitecer de domingo, disseram hoje autoridades australianas.

A empresa governamental Western Power informou que 31.500 dos seus clientes ficaram sem energia.

Os danos mais significativos ocorreram em algumas partes de Kalbarri, mas toda a cidade foi de alguma forma afetada, disse o responsável local do Serviço de Emergência Estadual Steve Cable.

Cerca de 70% dos edifícios em Kalbarri, uma cidade a 580 quilómetros ao norte da capital do Estado (Perth), foram danificados, disse o comissário do Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência, Darren Klemm.

Outras cidades costeiras sofreram menos danos.

Linhas de alta tensão e árvores foram derrubadas, casas perderam telhados e as ruas ficaram repletas de escombros.

As rajadas de vento registadas em Kalbarri e em áreas próximas provavelmente foram as "mais fortes em mais de 50 anos", disse o Departamento de Meteorologia da Austrália num comunicado.

Ciclones tão poderosos são raros nesta região subtropical da Austrália. O último ciclone comparável na região ocorreu em 1956.

O ciclone Seroja tinha já atingido outros países da região, causou inundações e deslizamentos de terra que mataram pelo menos 174 pessoas e deixaram 48 desaparecidos na Indonésia e em Timor-Leste na semana passada.

O Seroja perdeu força e foi baixando ao nível de tempestade antes de chegar hoje à região de Esperance, cidade também na Austrália Ocidental.