Reabertura das visitas aos Lares

No dia 19 de março último o Sr. Presidente do Governo Regional anunciou que as visitas aos lares reabriam no dia 30.

Ora qual não é o espanto , quando ontem ao fim do dia somos confrontados com a exigência de ser obrigatório os familiares fazerem teste antígeno 72 horas antes da visita.

Vejamos! Óbvio que assim que saíu a noticia da reabertura das visitas (19/3/2021), os familiares “correram” a marcar as visitas, como é possível fazerem esta exigência na véspera?

Entretanto, foi enviado o email e a resposta foi a seguinte:

“ Na sequência do seu email a solicitar marcação de teste antigénio para visita ao lar, vimos por este meio informar que deverá fazer esta solicitação ao lar onde tem o seu familiar, que posteriormente a encaminhará à entidade competente.

Após o pedido, deverá aguardar pelo contato para o seu agendamento-

Atenciosamente

Unidade de Emergência e Saúde Pública”

Foi reencaminhada esta resposta ao lar que me informaram que não íam fazer as marcações. Teriam de ser os próprios a fazer.

Existe coordenação ou não?

1º as pessoas trabalham e nem sempre estão disponíveis para os horários que lhes são agendados;

2º não se justifica uma vez que as visitas continuarão a ser feitas da mesma forma como eram antes dos utentes dos lares serem vacinados, isto é, com distanciamento, através de um acrílico e com máscara.

3º foi também publicado que o Hospital iria ceder testes rápidos aos lares

Tudo me leva a crer que as pessoas não pensam ou não têm familiares nesta situação que possam dar o valor do quanto nos pedem para os visitar, das saudades que sentem de estar “mais perto”, da dificuldade em entenderem a ausência das habituais visitas. Não é fácil!!

Dos efeitos colaterais que todo este confinamento já lhes provocou ?? a eles e a nós ???

Afinal??? Como é ??? Digam de uma vez por todas o que pretendem.

Maria Gouveia