Madeira

Há 30 anos, a polícia de intervenção 'carregava' sobre madeirenses no Aeroporto da Portela

No Canal Memória de hoje, vejao que foi notícia no DIÁRIO de 25 de Março de 1991

None

A 25 de Março de 1991, o DIÁRIO destacava o facto da Polícia de Intervenção ter 'carregado' sobre os passageiros madeirenses que esperavam no então designado Aeroporto da Portela por um avião que os trouxesse de Lisboa para o Funchal. 

Depois de três dias retidos em Lisboa, devido ao mau tempo, centenas de madeirenses estavam no aeroporto,  muitos deles já sem dinheiro para se alimentarem e a dormirem no chão. "Durante a manhã de ontem, a tensão foi subindo de tom com o passar do tempo e o crescendo do impasse. A Polícia de Intervenção chegou a arremeter contra os madeirenses, havendo o caso de uma jovem agredida por um dos agentes", noticiava.

E a situação tendia a se agravar. "De quinta para sexta-feira desta semana tudo pode ser pior: a ameaça de greve pode reter, em 24 horas, cerca de 3.400 passageiros em trânsito, entre os dois aeroportos, lisboeta e madeirense, nos dois sentidos. Nos últimos dois dias, de acordo com um passageiro, funcionários no aeroporto da Portela popularizaram um slogan singular: «Os madeirenses só dão perca. E se não estão satisfeitos com a companhia (TAP) digam ao Alberto João Jardim que arranje outra»", escrevia o DIÁRIO na altura.

Na edição de há três décadas, um penálti contra o Marítimo dava lugar a um empate no jogo com o União, levando Paulo Autuori, então treinador dos verde-rubros, a afirmar que, o futebol acabava para si "perante tanta hipocrisia".

O técnico afirmava que a decisão do árbitro em marcar o penálti tinha sido errada e quem o apoiou no protesto foi Rui Fontes, então presidente do Marítimo. "Fontes, era também um homem completamente revoltado no final do encontro, em que a sua equipa viu a vitória escapar devido a uma decisão errada do árbitro", escrevia o DIÁRIO, acrescentando que o presidente havia afirmado: "Se o Paulo sair eu saio também, porque este futebol não tem nada de  verdade. Quem quiser estar de outra forma que venha para cá".

A 25 de Março de 1991, o DIÁRIO também noticiava que a Madeira ocupava o segundo lugar do país na taxa de abandono escolar.

Descarregue aqui a edição de há três décadas e recorde o que foi notícia na data.