Madeira

Produção de energia na Madeira caiu 7% em 2020

O maior aumento deu-se na energia hídrica e a maior quebra ocorreu na energia eólica. Quota de renováveis aumentou para quase 27%

None

A produção de energia eléctrica na Região Autónoma da Madeira, estimada a partir dos dados de emissão de energia eléctrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade (EEM) diminuiu 7,2%, no ano de 2020, face ao ano anterior. Os dados foram divulgados esta tarde pela Direcção Regional de Estatística (DREM).

"Analisando o mix de produção da energia elétrica emitida em 2020 - cujo total rondou os 819,5 Gigawatt hora (Gwh) - observa-se que, comparativamente a 2019, assistiu-se a uma maior preponderância da fonte hídrica (+46,5%) na produção de energia em detrimento de todas as outras fontes", realça pela positiva a DREM.

No entanto, "a este aumento contrapuseram-se as diminuições verificadas na energia de origem eólica (-11,1%), térmica (-10,5%) e fotovoltaica (-9,0%)" e, "consequentemente, a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 75,8% em 2019 para os 73,1% no período em referência, o que significa que a produção de energia de fonte renovável aumentou para uma quota de 26,9% no ano em análise (24,2% no ano precedente)".

Além desta boa notícia, destaca a "preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia eléctrica, concentrando 20,1% do total (18,8% em 2019), tendo-se verificado uma ligeira diminuição de 1,0% face ao período homólogo, na produção de electricidade a partir desta fonte", que é utilizada como alternativa à queima de diesel na produção de energia das centrais eléctricas.

Constata ainda que "a emissão de energia eléctrica no 4.º trimestre de 2020 registou uma diminuição de 6,1% face ao período homólogo", seguindo a tendência que já havia ocorrido nos meses anteriores.

Fechar Menu