Brasileiros na Ilha da Madeira

Emigrantes de primeira, outros de segunda.

Gostaria de denunciar algo que dificulta a minha vida, bem como a vida de muitos brasileiros que cá vivem.

Uns dias atrás vi na RTP-Madeira, uma peça sobre Nini Andrade como cônsul honorário da Colômbia na Madeira. Nessa peça foi falado existir um pouco mais de 30 colombianos inscritos. Agora as perguntas que faço são: Quantos brasileiros residem na Madeira? Será que não existe a necessidade de existir um consulado brasileiro na região de forma a suprir as necessidades dos cidadãos brasileiros?

Desde 2018 não existe consulado na região e a última vinda de uma equipa de Lisboa ocorreu no mês de junho de 2018. Se visitarmos o site de informações, constatamos essas informações e desde essa altura não existe nenhum agendamento para vinda de representantes, nem perspetivas para que possa haver uma abertura de consulado na região.

Posto isto, para tratar qualquer assunto com o consulado, existe a necessidade de contatar os seus representantes quer em Lisboa ou Porto (quando atendem o telefone ou então nas horas reduzidas que funcionam das 8.45 as 12 da manhã), temos também de enviar os documentos para o sítio em questão suportando os custos do envio e esperando o tempo necessário para receber aquilo que é pedido (pode demorar 3 semanas, um mês ou até mais).

Tudo isto dificulta a vida aos brasileiros que necessitam apoio da embaixada, nos diversos assuntos (carta de condução, certificado de habilitações, etc.). Muitos desses documentos são muitas vezes necessários num curto espaço de tempo e a existência de um consulado aqui na região, trataria de os facultar muitas vezes no mesmo dia ou em poucos dias.

Acho absurdo uns emigrantes serem tratados de uma maneira e outros de outra, daí dada a existência de muitos brasileiros aqui na região é essencial haver uma representação do país ou então pelo menos a vinda de uma equipa de forma mensal como havia sido feito, de forma a que seja possível conseguir a documentação necessária sem custos adicionais e de uma forma rápida.

Raphael Siqueira

Fechar Menu