Madeira

UMa e SESARAM desenvolvem estudo sobre a infecção por dengue

None

A Universidade da Madeira (UMa), em colaboração com o SESARAM, está a desenvolver um estudo sobre o surto de Dengue ocorrido na Madeira entre 2012 e 2013.

"O estudo em causa, intitulado 'Surto de dengue na Madeira: ferramenta para pesquisar factores do hospedeiro envolvidos na infecção assintomática', é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e tem como objectivo principal melhorar a compreensão dos mecanismos da infecção por dengue, em particular aqueles que conferem protecção contra a infecção clínica e os que são responsáveis pelo seu grau de severidade", explica o gabinete de comunicação da UMa em comunicado de imprensa.

Este estudo agrega especialistas de áreas distintas como: Imunologia, Bioquímica, Genética, Medicina Interna, e Infeciologia e Analises Clínicas, e pretende "comparar factores imunológicos, bioquímicos e genéticos em indivíduos assintomáticos e sintomáticos".

A universidade apela ainda à participação neste estudo, por parte das pessoas que, em 2012-2013, foram diagnosticadas com dengue pelos Serviços de Saúde, assim como aquelas que, embora não tivessem desenvolvido sintomas, habitavam ou trabalhavam nas áreas onde ocorreu uma transmissão muito elevada do vírus.

"A participação neste estudo é voluntária e de extrema importância, pois só com a participação de todos será possível conhecer melhor este tipo de infecção", refere a mesma nota.

Fechar Menu