Madeira

Rota Arqueológica Subaquática da Ponta de São Lourenço vai começar a ser promovida

Participação da Madeira no I Congresso de Arqueologia Subaquática da Macaronésia em Lanzarote, no âmbito do Margullar I, com balanço "muito positivo"

None

Terminou esta sexta-feira, o I Congresso de Arqueologia Subaquática da Macaronésia em Lanzarote, no âmbito do Margullar I, um projecto financiado pelo INTERREG MAC 14-20, que envolve a Madeira, os Açores, Canárias (Lanzarote), Cabo Verde e Senegal.

No evento, a representação da Região foi assegurada pelos parceiros regionais do projecto, designadamente a Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) e a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF-CCIM), que fazem um balanço "muito positivo" desta participação.

"Houve um bom feedback dos outros conferencistas e congressistas, que se mostraram, na sua maioria, interessados em saber um pouco mais sobre o projecto da Madeira e sobre as descobertas realizadas nos mares da ilha", refere uma nota da Secretaria Regional de Turismo e Cultura remetida à imprensa.

Ontem foram ainda apresentados os primeiros resultados do estudo dos naufrágios na Ponta de São Lourenço, realizado no âmbito do Margullar I, pelo Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea.

Aliás, vários arqueólogos lá presentes, procuraram os representantes da Região para obter mais informações sobre o novo “spot” de mergulho e sobre a Madeira no seu todo, lançando mesmo um repto para a realização de um próximo congresso na Região.

Segundo adiantam os parceiros do Margullar I (SRTC e ACIF-CCIM), o projecto avança agora para uma nova fase onde será dado ênfase à promoção das descobertas e deste novo “spot” de mergulho, onde se misturam as vertentes lúdicas e científicas (arqueológicas).

Esta promoção iniciar-se-á em breve através das redes sociais ou de uma divulgação em locais considerados estratégicos, como o Aeroporto da Madeira, mas também com um trabalho de promoção junto de entidades que se entendem como parceiros do projecto, caso das autarquias e das empresas de mergulho, avança a tutela.

Recorde-se que o Margullar I tem como intuito a conservação, protecção, promoção e uso dos bens do património arqueológico subaquático das ilhas da Macaronésia, através da criação de um novo produto turístico. O projecto, iniciado em 2017, tem sido assim uma oportunidade para obter mais informações e realizar descobertas ao nível da arqueologia subaquática e potenciar esse conhecimento com uma maior valorização do património em causa. O congresso que terminou esta sexta, marcou o culminar dos trabalhos que decorreram ao longo dos últimos anos, e durante os quais cada Região participante procurou identificar e catalogar os seus bens arqueológicos submarinos, tendo em vista a criação de novas rotas submarinas e novos produtos turísticos de interesse cultural, enquadrados no âmbito do ecoturismo.