Madeira

20 escolas e duas instituições de Câmara de Lobos hastearam hoje bandeiras verdes

None

Decorreu esta manhã, na Praça da Autonomia, em Câmara de Lobos a cerimónia do hastear das bandeiras verdes, atribuídas aos estabelecimentos de ensino e instituições do concelho.

Este ano todos os 20 estabelecimentos de ensino e educação, além do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão – Câmara de Lobos (CACI) e da Universidade Sénior de Câmara de Lobos, viram o trabalho realizado durante o ano lectivo 2020/2021, no âmbito do programa Eco-escolas, reconhecido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa / FEEE Portugal.

O município, que participa ininterruptamente neste programa desde o ano letivo 2002/2003,  volte a repetir o pleno com todos os participantes a serem contemplados com o galardão, o que faz com que Câmara de Lobos seja o segundo concelho no ranking de Bandeiras Verdes na Região Autónoma da Madeira, mantendo-se igualmente numa posição cimeira a nível nacional.  

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, Pedro Coelho, destacou o papel desempenhado pelas escolas do município na "promoção de uma maior consciência ambiental das crianças e da população em geral" e sublinhou que autarquia "apoia activamente a dinamização do projecto, através da disponibilização de materiais e recursos humanos com vista à concretização das iniciativas num investimento global anual na ordem dos 7.700 euros".

Este ano foram galardoadas com Bandeira Verde os seguintes estabelecimentos de ensino: as Escolas Básicas de 1.º ciclo e pré-escolar de Câmara de Lobos, Fonte da Rocha, Ribeiro de Alforra, Lourencinha, Rancho e Caldeira, Estreito – Polo Garachico, Marinheira, Estreito de Câmara de Lobos, Covão e Vargem, Jardim da Serra e Quinta Grande, as Escolas Básicas 2+3 do Estreito de Câmara de Lobos, Torre, Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras, a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, e os jardins de infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, Fundação D. Jacinta de Ornelas, o Infantário Universo dos Traquinas, o Infantário Golfinho e Creche O Golfinho II, ainda o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – Câmara de Lobos (CACI) e Universidade Sénior de Câmara de Lobos.

Além das Bandeiras Verdes, algumas Escolas foram galardoadas com prémios individuais:

A escola Escola B1/PE do Covão e Vargem foi distinguida com um prémio ex-aequo no desafio “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e recicla” – 1.º escalão, promovido com o apoio da Tetra Pak e Compal, que visa chamar a atenção dos mais jovens para a certificação FSC (Forest Stewardship Council) e a economia circular e com um prémio, ex-aequo, no 1.º escalão, na atividade “Onde está o Ecolápis?”, inserido no projeto “Faber-Castell”.

A escola B1/PE do Estreito de Cª de Lobos foi distinguida com uma menção honrosa na atividade “Constrói Construção de um Mocho em 3D” integrado no desafio UHU 2020/2021.

A escola B1/PE do Jardim da Serra foi distinguida com um prémio, ex-aequo, na atividade “Constrói o teu traga Pilhas” – 1.º escalão (alunos de jardim de infância e 1.º ciclo) integrado no Projeto Geração Depositrão 2020/2021 implementado na rede Eco-Escolas

 A escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas foi distinguida também Menção Honrosa na atividade “Constrói o teu Pilhas” – 2.º escalão (alunos de escolas de 2º e 3º ciclo) integrado no Projeto Geração Depositrão 2020/2021 implementado na rede Eco-Escolas.

A cerimónia contou com a presença do executivo camarário e da secretária regional do Ambiente Recursos naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.