5 Sentidos

Mel da Madeira em destaque no novo livro do Museu Etnográfico da Madeira

None

'Do Teu Fruto, o Mel'. É assim que se chama o mais recente livro da colecção 'Cadernos de Campo', uma iniciativa do Museu Etnográfico da Madeira. A obra foi apresentada esta tarde, contando com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura. 

Eduardo Jesus ressalvou a importância dos museus para a memória do povo e agradeceu o trabalho de toda a equipa do Museu Etnográfico da Madeira, que também investiga e proporciona, através do workshops, uma grande proximidade entre quem sabe e quem quer aprender.

O governante disse ser preciso saber chegar à população, que é "um poço de sabedoria". Neste caso, o conhecimento transformou-se num livro, neste caso 'Do Teu Fruto, o Mel'. A colecção 'Cadernos de Campo' tem um fio condutor, que faz com que sejam reconhecidos pelo seu "extraordinário" valor, sistematizando conhecimentos.

O livro traz a público os processos de confeção artesanal de dois tipos de mel, únicos na nossa Região, o mel de figos e o mel de vinho em mosto, e a sua utilização no quotidiano madeirense.