Madeira

Rita Andrade 'recebe' o Desenvolvimento Local com “sentido de dever e responsabilidade”

None

Foi durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Casa do Povo do Caniço, que teve lugar esta quarta-feira, que a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania fez questão de apontar que assumia a tutela do Desenvolvimento Local com "sentido de dever e responsabilidade". 

Nesta que foi a sua primeira tomada de posse de uma Casa do Povo, a governante, em representação do presidente do Governo Regional, fez questão de referir que é “com enorme satisfação” que assume este novo compromisso junto das Casas do Povo. “Já o tinha feito no passado e volto a encarar este desafio com sentido de dever e responsabilidade, ciente de que é através do trabalho em equipa que conseguimos, Governo Regional e Casas do Povo, num trabalho de muita proximidade, chegar mais longe”, afirmou. 

Foi perante uma 'casa cheia' que Rita Andrade endereçou o seu profundo agradecimento à direcção cessante: “fizeram muito nestes 24 anos de existência. Trata-se de uma Casa do Povo que conseguiu criar uma identidade cultural. Um trabalho de reconhecido valor para o Governo Regional”. Sobre os desafios futuros, a secretária regional da Inclusão garante que tudo o que estiver ao alcance do Governo Regional, será feito: “é para isso que cá estamos”, vincou.

Novos órgãos sociais empossados hoje

Nélson Freitas é o novo Presidente da Casa do Povo do Caniço, sucedendo a Damião Coelho, que passa, agora, a Presidente da Assembleia Geral.

No seu último discurso como Presidente da Casa do Povo, Damião Coelho fez questão de recordar um momento em especial, mais precisamente, aquando da sua última tomada de posse, em 2018. Segundo o Presidente cessante “foi uma altura muito difícil para esta instituição porque não tinha instalações próprias e foi através da secretária regional, Rita Andrade, que conseguimos encontrar novas instalações”. Por esse motivo, o novo Presidente da Assembleia Geral dirigiu o seu “mais profundo agradecimento ao Governo Regional, em especial à Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania”.

Já Nélson Freitas, o novo Presidente hoje empossado, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipa cessante e destacou o objectivo de, num futuro próximo, equiparar a Casa do Povo a Instituição Particular Solidariedade Social “de forma a dar uma resposta mais eficaz e qualificada à população local”.

De referir ainda que a Casa do Povo do Caniço tem à sua disposição um Polo de Emprego e é parceira do Governo Regional no Fundo de Apoio Regional às Organizações Locais (FAROL).