Mundo

Mais de 356 mil militares mobilizados para eleições municipais e regionais na Venezuela

None

As autoridades venezuelanas anunciaram hoje que 356.586 funcionários das Forças Armadas Bolivarianas (FANB) foram mobilizados para guardar os 14.260 centros eleitorais certificados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para as eleições municipais e regionais de 21 de novembro.

O anúncio foi feito pelo Comandante Estratégico Operacional das FANB, Domingo Hernández, na ativação do tradicional "Plano República", que teve lugar em Los Próceres, Caracas, ato durante o qual precisou que vão também ser protegidas as instalações e infraestruturas que mantêm a plataforma do CNE, as redes e antenas repetidoras da imprensa local e das empresas de telecomunicações.

Segundo o ministro do Interior e Justiça, Remígio Ceballos, a Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) irá supervisionar todos os organismos policiais venezuelanos, em coordenação com o Comando Estratégico Operacional das FANB.

Ceballos referiu ainda que foi ativada a "resolução 1066" do Executivo, que proíbe as reuniões, manifestações públicas e concentrações de pessoas, o trânsito de transporte de carga pesada, a partir de 24 horas antes das eleições.

Por outro lado, entre 19 de novembro e 22 de novembro, está igualmente proibida a exposição e venda de bebidas alcoólicas.

Entretanto foram suspensas as licenças de porte de armas de fogo e armas brancas.

Por outro lado, haverá "um estrito controlo" na circulação fronteiriça de pessoas nas vias terrestres, aéreas e marítimas.

"Continuamos a cumprir o decreto de Estado de Alerta em todo o território nacional para reduzir os riscos relacionados com a covid-19, num processo eleitoral de máxima biossegurança", disse Ceballos aos jornalistas.

O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, instou os venezuelanos a acudirem aos centros eleitorais, sublinhando que se trata de um processo democrático.

"Estamos ante os olhos do mundo. Por isso aplaudimos a visita de órgãos internacionais de observação, de peritos. Assegurámos a sua segurança física para que tenham toda a amplitude para cumprir as suas tarefas e vejam a transparência com que decorrem os processos eleitorais", disse.

Os venezuelanos estão convocados a participar, domingo, nas eleições regionais e municipais, que registam tradicionalmente uma alta abstenção.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, foram apresentadas 70.244 candidaturas.

A Venezuela tem uma população de 33.192.835 cidadãos, dos quais 21.159.846 estão registados no sistema eleitoral.