Canil Municipal do Funchal

Fiquei triste com a realidade que se encontra neste espaço municipal.

E porque o Inverno embora "teime" em não chegar, mas está á porta, a zona onde está localizado este Canil sendo a mesma muito fria, dirigi-me a este espaço com uma familiar minha com a intenção de entregar cobertores, medicação e mais alguns artigos que com certeza serão de grande utilidade a alguns dos inúmeros animais que lá existem e é de salientar que fomos muito bem recebidas.

O motivo pelo qual escrevo esta pequena carta é o facto de nenhuma de nós ter saído de lá indiferentes á dura realidade... No que diz respeito ao "alojamento" para os gatos, até estão muito bem pois têm tecto e quatro paredes que os abriga das chuvas, do vento, do frio.. mas o meu desconsolo vai para os cães.. há mais de 200 cães no canil, os espaços que os abrigam estão a "abarrotar", e a nível geral não tem proteção no caso de chuvas fortes e ventos que cada vez mais assolam a nossa Ilha e sobretudo na zona onde estão que fica a caminho do Curral das Freiras, há inúmeras arvores em redor que a qualquer momento podem cair e causar sérios estragos.

O Canil Municipal do Funchal está situado numa zona que sobretudo de Inverno , é muito fria e chuvosa, será que utilizando material mais económico de forma a não haverem grandes despesas, será que não se conseguia dar outra qualidade de vida a estes pobres e indefesos animais que se ali estão é porque a crueldade humana falou mais alto e foram abandonados como se fossem um saco de lixo, será que não são dignos de enquanto ali estão, terem qualidade de vida?

Estamos em Novembro e mesmo durante a tarde sente-se o fresco, imagino de noite a temperatura que não fará, e uma coisa é certa, ao ser melhorado todo este espaço, ao dar mais e melhor conforto a estes tristes animais, estarão com certeza a ajudar e a reconhecer todo o pessoal que lá trabalha, que se dedicam de corpo e alma e que tentam fazer o seu melhor, mesmo nas condições em em que se encontram.

O nosso Canil está "doente", por favor peço encarecidamente a quem de direito que com a maior brevidade possível ajude todos aqueles que embora não saibam se expressar na escrita, falam com os olhos, olhos esses que transmitem um pedido de ajuda...os patudinhos choram em silêncio!

Mónica Ramalho