Madeira

Embaixadoras júnior da Francisco Franco participam na “Conferência sobre o Futuro da Europa”

Foto DR
Foto DR

Estando a decorrer a “Conferência sobre o Futuro da Europa”, um espaço de debate aberto aos cidadãos auscultando as suas opiniões e ambições sobre as Políticas Europeias, a Escola Secundária de Francisco Franco, na qualidade de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, integra um fórum de discussão com a presença de Membros do Parlamento Europeu, delegados à Conferência.

Deste modo amanhã, das 17 às 19 horas (hora portuguesa), na Sala de Sessões FF, as alunas Maria Leonor Catanho Pinto e Maria Valentina Rojas Gonçalves do 12.º ano, turma 16, na qualidade de Embaixadoras Júnior, terão a oportunidade de, através de videoconferência, apresentar em direto, - conjuntamente com alunos de escolas portuguesas, austríacas e luxemburguesas – propostas aos Eurodeputados austríacos e luxemburgueses presentes.

Em debate estão diversos temas prementes sobre o Futuro da União (utilizando Inglês como língua de trabalho), temas, escolhidos na sessão preparatória que decorreu na passada sexta-feira, dia 8 de outubro, com a presença de representantes dos Gabinetes do Parlamento Europeu dos três Estados –Membros supracitados.  As alunas da ESFF debaterão as Alterações Climáticas e o Pacto Ecológico Europeu, o tão referido Green Deal.

Além de analisarem o desafio urgente das transições climáticas e as propostas de neutralidade carbónica, os alunos envolvidos neste tema terão de responder à questão: “O que é capaz de prescindir por uma Europa Verde?”

A reunião inicia-se com a sessão Plenária na qual, após a apresentação dos participantes, serão aprofundados os temas em debate. Seguidamente, os alunos, constituídos em grupos, reunirão em blackout room debatendo os assuntos em agenda, sendo escolhido um relator que sintetizará as conclusões.

Regressados à sessão Plenária, os relatores apresentarão as conclusões dos grupos de trabalho, podendo, ainda, qualquer participante questionar os Eurodeputados presentes.