Madeira

NÓS, Cidadãos! denuncia falta de computadores no 'Liceu' e 'Francisco Franco'

Partido exige material informático para as salas de aula da Região

None

Miguel Costa, deputado municipal na Câmara Municipal do Funchal e membro da Comissão Política Nacional do NÓS, Cidadãos!, veio hoje a público denunciar a falta de material informático nas escolas da Região, apontando como exemplos a Escola Secundária Francisco Franco e a Escola Secundária Jaime Moniz.

A acessibilidade digital continua a ser uma miragem para um número muito considerável de alunos e professores em algumas escolas da Madeira, e certas instituições de ensino continuam a aguardar pela resposta a alguns pedidos de equipamentos informáticos. NÓS, Cidadãos! destacamos dois exemplos na cidade Funchal, sendo que um deles o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, tem a obrigação de conhecer bem. Referimo-nos às escolas Secundária Jaime Moniz e Escola Secundária de Francisco Franco, onde lecionam mais de 500 docentes e estudam acima de 4000 alunos. Aqui os equipamentos informáticos escasseiam e alguns dos que existem estão claramente em 'fim de linha'.

O partido deixa também duras críticas a Jorge Carvalho a propósito do Plano Regional de Digitalização para a Educação, questionando inclusive a sua existência.

É fácil propagandear que a Região está à frente na Digitalização do Ensino, que “a transição digital educativa prossegue o rumo traçado” e “através da cedência de equipamentos apropriados que ultrapassam as meras funções recreativas”, mas a realidade é bem diferente. Pior, no momento actual ninguém conhece o Plano Regional de Digitalização para a Educação (que poderá inclusive nem existir), no qual vão ser investidos mais de 21 milhões de euros que são disponibilizados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), situação que inviabiliza aferir se estamos a seguir a rota traçada e avaliar a sua eficácia e eficiência na implementação do mesmo.

Miguel Costa refere ainda que, "numa das escolas acima nomeada, em pleno século XXI, não existe sequer um computador por sala de aula para os professores", um  "instrumento de trabalho fundamental no século XXI", para, por exemplo, "registarem o sumário e assinalarem as ausências dos alunos na conhecida plataforma PLACE", aponta.

Paralelamente, nota que a disponibilização de internet (WI-FI) nas salas de aula, "em muitos casos ou é uma decepção ou pura e simplesmente não existe".

Deixa por isso o apelo ao secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho: 

É imperioso dotar todas as salas de aula da Região deste equipamento 'básico', assim como de internet e mais e novos recursos digitais (ecrãs ou quadros interativos), ou seja, é indispensável dotar as escolas de mais material informático e esta deve ser uma prioridade de qualquer Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia!