Soul: Uma tragédia nas redes sociais...

Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares são só alguns dos nomes mais sonantes que assinaram a petição que reclama uma nova versão portuguesa do filme «Soul» com «vozes negras». E o que é que estas personalidades têm em comum? Para além do tom de pele, são todos artistas: atores, cantores e músicos, cada um na sua especialidade, com exceção de Mamadou Ba, que é dirigente da SOS Racismo. Quero dizer, o próprio Mamadou Ba também é um “artista”, mas só no sentido figurado da palavra. E até isto eles têm em comum: serem “artistas” no sentido figurado, pois um verdadeiro artista jamais assinaria tal petição. Sim, um grupo de “artistas” que assinou uma petição que reclama a substituição das vozes de atores brancos de um filme de animação por vozes de atores/artistas negros. Se fosse ao contrário, seria racismo, mas como foi um grupo de “artistas” afrodescendentes a assinar a petição, é «a coisa certa». E é por isso que a petição conta com a assinatura de Mamadou Ba: porque pedir para substituir a voz de um negro pela voz de um branco é racismo, mas pedir para substituir a voz de um branco pela voz de um negro não é. E só aqui já se nota o valor – e os valores – desta petição. Ainda assim, há quem teime em tentar encontrar argumentos para justificar esta petição, mas não são argumentos. São só disparates.

«Ah e tal, mas os desenhos animados do filme são negros», dizem algumas pessoas. E depois. Desde quando é que as vozes têm cor? E se têm, quantos afrodescendentes é que não têm «vozes negras»? À própria Ana Sofia Martins, eu não lhe reconheço nenhuma «voz negra». E se tivesse sido ela a fazer a dobragem, estava tudo bem ou teriam feito na mesma a petição, porque o que queriam mesmo eram “vozes de bairro”? Sinceramente, não percebi. Ainda por cima, é um filme de animação, destinado maioritariamente às crianças. Que raio de valores é que estamos a passar às crianças ao fazer esta distinção? Eu aposto que a maioria dos adultos – e a totalidade das crianças – que já viu o filme nem se deve ter apercebido da “cor” das vozes, mas assim que esta petição foi lançada, devem ter ido logo assinar. E porquê? Porque na petição diz que «é uma oportunidade de fazer a coisa certa». Ora bem, neste caso, sabem qual teria sido a coisa certa? Terem ficado calados e quietos e não porem em causa o trabalho de colegas de profissão sem qualquer fundamento, mas parece que a voz do bom senso é algo que não se ouve naquelas cabeças. Foi feio, muito feio. Ainda por cima, numa altura de pandemia, em que se pede solidariedade para com o trabalho de todos os artistas. Para além disso, estamos a falar de Jorge Mourato. Eu ainda não vi o filme, mas do pouco que conheço do trabalho de Jorge Mourato, acredito que deve ter feito um trabalho fantástico, melhor do que qualquer um que estivesse no seu lugar. E talvez por isso é que a Disney o escolheu. Já pensaram nisso? Ou acham que fazer a dobragem de um filme de animação é um trabalho que está ao alcance de qualquer artista? Não me parece. Acredito que deve ser um trabalho muito exigente, que não tem que ver só com a voz. Tem que ver com tudo, nomeadamente com a capacidade de sincronização da voz com os movimentos dos lábios/boca dos desenhos animados. Eu até entendo que alguns destes “artistas” queiram muito fazer a dobragem de um filme de animação, mas não é a fazerem uma petição que vão lá chegar. Além do mais, para além de um filme de animação, Soul é um filme de comédia e eu já vi Jorge Mourato a fazer «vozes negras” e parti-me a rir... Não têm hipóteses.

«Ah e tal, o problema não são as vozes, mas sim a falta de representatividade e de inclusão social», dizem outras pessoas. A sério que me vão falar de representatividade e de inclusão social neste contexto? Então e na série «Esperança», em que o ator César Mourão interpreta uma viúva octagenária, não há falta de representatividade e de inclusão social? O que não faltam são atores velhotes que poderiam muito bem fazer este papel. Ainda para mais, um homem a interpretar a personagem de uma mulher? Ai, valha-nos Deus, Nossa Senhora. Mas será que estão todos a dormir? Toca já a fazer uma petição...

Renato Marques

Fechar Menu