A nossa pobreza energética

Os números reais dizem-nos que são mais de 2 milhões de portugueses que não conseguem aquecer as suas casas de forma adequada e, por tal termos das mais altas taxas de mortalidade na Europa! Sabe-se que o frio é um óptimo amigo deste transmissor vírus pandémico que já está em roda livre e nos inferniza.

Nem mesmo as empresas fornecedoras de energia eléctrica terem vindo a receber continuadamente rendas (excessivas da parte do Estado, revela a imprensa), ainda assim, somos inaceitavelmente o 4º país no velho continente onde a electricidade é mais cara. É um crime que hajam centenas de milhar de pessoas a morrer cujas causas advêm do frio, por não terem dinheiro para ligar o aquecimento. É desumano tantos concidadãos a ficarem para trás! Acresce, que o edificado do país, em grande parte, não ser adequado em termos de isolamento para combater as baixas temperaturas.

Se havia dúvidas, eis mais um comprovativo revelador que jamais devia ter sido privatizado o sector da energia que ficou ao sabor do lucro, (quase) exclusivamente...

Vítor Colaço Santos

Fechar Menu