Madeira

Exposição aos raios UV e possibilidade de chuva dispersa na Madeira

Para um caso, o IPMA coloca a Região no topo das que estão em maior risco, para o outro há a possibilidade de alguma chuva

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O arquipélago da Madeira apresenta hoje risco muito elevado de exposição à radiação UV, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também 14 distritos do continente e o arquipélago dos Açores, em risco elevado de exposição à radiação UV.

Ainda no continente, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança e Viseu estão hoje com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Chuva no horizonte

Embora sem grande expressão, o IPMA coloca a hipótese de "períodos de céu muito nublado" resultarem na "possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos", com o "vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste" e uma "pequena subida de temperatura nas terras altas".

No Funchal, em específico, haverá apenas períodos de céu muito nublado e vento fraco (inferior a 15 km/h), enquanto que na costa Norte as ondas de noroeste terão 1 a 1,5 metros, na costa Sul as ondas serão inferiores a 1 metro.

A temperatura da água do mar será de uns ainda amenos 23/24ºC.

Fechar Menu