Coronavírus Madeira

Três casos positivos de covid-19 no Porto Santo

As pessoas pertencem à mesma família e já está isolada. Outros seis testes deram negativo

None

Há três casos positivos de covid-19 no grupo que estava à espera dos resultados no Porto Santo. Segundo o delegado de saúde, são jovens/adultos de uma mesma família que já está isolada. Os outros seis resultados conhecidos foram negativos e há dois a aguardar.

Rogério Correia diz que agora estão a averiguar os contactos próximos destas três pessoas e essas pessoas já estão a ser contactadas para ficarem isoladas e efectuarem os testes. “Eu estou convencido que a rede de transmissão vai ser assim controlada até hoje ao fim do dia”, afirmou o delegado, revelando que as pessoas que estiveram próximas dos positivos agora detectados farão os testes ainda hoje e os resultados devem estar disponíveis amanhã.

Esta manhã já tinham sido dados os resultados negativos de cinco das onze pessoas testadas na ilha na sequência do caso da turista que esteve de férias no Porto Santo e que testou positivo já em Lisboa, no regresso a casa. A estes soma-se mais um negativo, elevando para seis os que não confirmaram ter covid-19. Como referido, há ainda duas pessoas que fizeram teste e aguardam pelo resultado.

Os três positivos são de pessoas acima dos 17 anos, “adolescentes, adultos, jovens”.

Para já, Rogério Correia não adianta quantas pessoas terão de ser testadas na sequência destes novos casos, pois a informação ainda está a ser recolhida. “Estamos ainda a contactar as pessoas, a ver que tipo de contacto é que tiveram, a proximidade, em que dias, porque também interessa o dia”, explicou o médico.

Nesta fase tem uma listagem de nomes que estão abordar e a fazer as confirmações. Mais para o final do dia conta ter dados mais concretos, nomeadamente sobre o número de pessoas que precisam de ser testadas.

Apesar destes casos positivos, o delegado de saúde está confiante. "O grande medo que eu tinha para o Porto Santo era ver um caso suspeito, um caso confirmado que não cumprisse as regras. Como são pessoas que cumpriram as regras, eu julgo que vai ser fácil o controlo”.

Madeira terá colaboração com novo laboratório e mais 14 postos de colheita

Pedro Ramos prestou declarações sobre a situação do Porto Santo em visita à equipa do POCIF na Calheta

Erica Franco , 26 Agosto 2020 - 13:47

Fechar Menu