Mundo

Apagão na Venezuela deixa 14 estados parcialmente às escuras

None

Pelo menos 14 dos 24 Estados da Venezuela estão parcialmente às escuras, incluindo o Distrito Capital, onde os clientes se queixam de súbitas variações no abastecimento da eletricidade e receiam avarias nos equipamentos domésticos.

Alguns clientes referiram que as primeiras falhas elétricas ocorrem desde a noite de quarta-feira.

As falhas no fornecimento de eletricidade são frequentes na Venezuela, embora em algumas regiões ocorram menos frequentemente.

Em declarações à Lusa, uma cliente, Aida Hernández, residente em Los Cedros (Caracas), disse que a primeira diminuição no abastecimento elétrico ocorreu pelas 09:00 locais (13:00 em Lisboa), o que a surpreendeu porque, disse, "diariamente há sempre subidas, principalmente depois das 11:00 e depois do meio dia".

"Tenho dois ventiladores que oiço quando sobem ou descem de velocidade devido à subida ou descida de voltagem", acrescentou Aída Hernández.

Entretanto, através da rede social Twitter, vários clientes queixaram-se de que além de Caracas, se registaram quedas de voltagem ou apagões elétricos parciais em Lara, Falcón, Guárico, Carabobo, Zúlia, Arágua, Miranda, Portuguesa, Mérida, Táchira, Trujillo, Yaracuy e inclusive no Estado de La Guaira, onde está situado o principal aeroporto do país.

Em 07 de março de 2019, ocorreu o maior apagão da história da Venezuela. Uma falha na Central Hidroelétrica Simón Bolívar deixou o país totalmente às escuras durante cinco dias.

Um ano depois, em 25 de março, voltou a registar-se outro grande apagão que afetou pelo menos 16 Estados e parte do Distrito Capital.

No passado dia 06 de maio 19 dos 24 estados da Venezuela ficaram total ou parcialmente às escuras devido a um apagão que afetou também a internet e as comunicações telefónicas.

E treze dias depois um apagão voltou a deixar a cidade de Caracas e mais de metade do país às escuras.

Fechar Menu