País

Edgar Silva, Ricardo Lume e Herlanda Amado no novo Comité Central do PCP eleito com 98,5% dos votos

Os representantes da Madeira, Edgar Silva e Ricardo Lume, que já estavam no anterior mandato, e Herlanda Amado, um dos 19 novos membros integrados na remodelação, foram eleitos hoje

Foto Arquivo Ver Galeria
Foto Arquivo

O novo comité central do PCP foi hoje eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos e no qual estão incluídos três nomes da Madeira, Edgar Silva, Ricardo Lume e Herlanda Amado, sendo que esta integra o principal organismo do partido pela primeira vez.

Edgar Silva, Licenciado em Teologia, 58 anos de idade, já pertencia ao Comité Central no anterior mandato, bem como Ricardo Lume, estivador de 36 anos, enquanto que a operária fabril, Herlanda Amado, de 40 anos de idade, é eleita pela primeira vez no órgão mais importante dos comunistas portugueses. Torna-se também a primeira mulher a representar as regiões autónomas naquele órgão do PCP.

Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na eleição que decorreu à porta fechada, no pavilhão Paz e Amizade, em Loures, Lisboa, anunciou Luísa Araújo, membro do secretariado do PCP, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas.

A lista, proposta pelo anterior comité central, é composta por 129 nomes, 19 deles estreantes, registando-se a saída de 33 membros, entre eles Carlos Carvalhas, Arménio Carlos e Agostinho Lopes.

Segundo Luísa Araújo, a composição "corresponde às características do PCP, é composto por uma maioria de operários e empregados, mais de 67%" e há também "uma forte componente de operários, 44,9%".

Há quatro anos, o comité central do foi eleito com 98,67% dos votos.

À noite, o novo comité central vai eleger o secretário-geral e os órgãos executivos -- secretariado e comissão política - mas a organização do congresso só planeia anunciar os resultados no domingo de manhã.

Jerónimo de Sousa, 73 anos, líder dos comunistas há 16 anos, desde 2004, deverá ser reeleito para mais um mandato de quatro anos.

Domingo é o terceiro e último dia do congresso em que serão anunciados os resultados das eleições, é votada a proposta de resolução política, ou teses.

O congresso termina com o discurso do secretário-geral dos comunistas.

Fechar Menu