Madeira

'Debate da Semana' analisa sondagem sobre candidato preferido à autarquia do Funchal

None

No programa da TSF-Madeira 'Debate da semana', Miguel Silva Gouveia e Pedro Coelho reagiram à sondagem, publicada no DIÁRIO, que apontava Paulo Cafôfo, do PS, e Eduardo Jesus, do PSD, como os candidatos preferidos para a Câmara Municipal do Funchal.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, reagiu à sondagem, dizendo que era importante perceber porque é que esta, sendo de 12 de Junho, vem a público agora. No seu entender,  e baseando-se numa pesquisa que fez, a sondagem "se calhar tem alguns interesses por detrás".

"Paulo Cafôfo já assumiu que eu seria o candidato do PS", disse. 

E sustentou: "Fui ver no documento que está publicado no site da ERC, cujo título diz 'Sondagem da Covid - Avaliação da Resposta do Governo Regional da Madeira'. Isto parece um bocado estranho, porque dá a entender que a sondagem foi uma avaliação da resposta do Governo que, no entanto, foi publicada como sondagem do melhor candidato do PS e PSD".

Sobre este assunto, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, disse que o candidato do PS "apanhou um choque" e revela "alguma preocupação".

O autarca afirmou que apesar de ainda não saber nada, garantiu que "o PSD irá apresentar um forte candidato" à autarquia funchalense.

"O presidente do partido já disse que em tempo oportuno iria apresentar um candidato, ouvindo as bases, sobretudo a concelhia do Funchal do nosso partido", referiu. 

Ainda no programa da TSF-Madeira 'Debate da semana', Miguel Silva Gouveia e Pedro Coelho abordaram a Lei de Finanças Regionais e o facto de a Madeira voltar a ser prejudicada em relação aos Açores.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal disse que esta é uma questão que deve ser colocada ao PSD, que foi quem aprovou a lei. 

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos afirmou que quem alterou em 2007 "uma boa Lei de Finanças Regionais foi o Governo de Sócrates, que veio reduzir drasticamente as verbas para a Região Autónoma da Madeira".

"Percebo, como português, que os Açores recebam mais do que a Madeira, porque são mais ilhas apesar de a população da Madeira ser em maior número", sustentou.

O programa TSF Madeira 'Debate da Semana', que é conduzido por Leonel Freitas, é emitido às sextas-feiras e conta com repetição aos sábados ao meio-dia, na TSF. Na Rádio Praia, com cobertura para o Porto Santo e toda a costa norte da Madeira, o debate é transmitido aos domingos depois das notícias das 10 horas.

Fechar Menu