Madeira

“Uma vida de trabalho para agora não ter nada”

Na rubrica ‘Placa Central’ desta sexta-feira conheça o drama de um madeirense desempregado

None

Jaime Pereira tem 60 anos e é natural da freguesia de Santa Luzia - Funchal, nos últimos anos tem passado de bairro em bairro, até chegar ao de Santo Amaro, onde mora hoje em dia

Todos os dias a movimentada Avenida Arriaga acolhe Jaime e tantos outros senhores que passam o tempo sentados a observar a correria do quotidiano.

Jaime admite não ter muitos amigos e vive bem assim: “Eu prefiro andar sozinho sem amigos, venho para esta Avenida, sento-me aqui e fico a conversar um bocadinho, depois canso-me vou para casa. É esta a minha vida”.

Cansado está de esperar pelo emprego que parece nunca aparecer. Ao DIÁRIO Jaime contou nunca ter saído da Região. Entre a Madeira e o Porto Santo trabalhou em várias áreas, mas admite preferir a jardinagem.

Estive a vida toda na Madeira, a andar para cá e para lá. Já trabalhei como jardineiro, dentro de ribeiras a acartar pedras, de manha até a noite, enfim, uma vida de trabalho para agora não ter nada. Jaime Pereira

Jaime está desempregado, recebe alguns subsídios, mas diz que “não dão para quase nada”. Nos últimos três meses tem morado no bairro de Santo Amaro, mas espera mudar-se brevemente para outro lugar.

"Não estou lá muito bem porque eu sei o que sou. Lá há muita zaragata, 'bandidagem', é uma vergonha, não consigo estar acolá.” Conta que um vizinho já tentou entrar várias vezes no seu apartamento com a desculpa que faz confusão: “Põe a chave dele, força a entrada, eu vou lá e ele pede desculpas, mas no outro dia torna a fazer outra vez. Ele diz que é da droga e que não sabe o que está a fazer.”

Jaime Pereira aguarda ansiosamente por um trabalho, tem esperança em conseguir algo na área da jardinagem, mas diz que hoje em dia “qualquer coisa que apareça é uma oportunidade”, apesar de reconhecer que a idade já pesa.

Fechar Menu