Madeira

Trabalhadores PT levaram cartas a governantes e deputados

Manifestação com dezenas de trabalhadores na Madeira, em greve contra transferências e rescisões de contrato

None

Os trabalhadores da PT e da sua principal marca, a Meo, estão em greve nacional e os da Madeira aderiram, com algumas dezenas de pessoas a aderirem à manifestação que os levou até à Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo Regional, à Assembleia Legislativa da Madeira e à sede da empresa na Avenida Zarco, onde terminou a concentração. Nos órgãos de governo próprio da Madeira, os representantes sindicais entregaram cartas a expor o problema.

Segundo Baptista Monteiro, dirigente da Delegação Regional da Madeira do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) salienta que o objectivo da empresa dona da PT/Meo, a Altice, procura transferir trabalhadores para outras empresas que lhe prestam serviço externo, para no fim de um ano de contrato garantido, os despedir se assim entender.

São mais de 100 pessoas nesta condição só na Madeira, assegura, e mais alguns milhares em todo o país. “Neste momento, há oito trabalhadores da PT/Meo na Madeira que a empresa irá oficializar, em breve, a rescisão contratual, sem qualquer negociação ou direito a indemnização. Sem qualquer tipo de acordo. Desde que a PT foi comprada pela Altice, habituou-nos a este tipo de situações de prepotência e arrogância. É o quero, posso e mando”.

Baptista Monteiro assegura face a esta atitude, “os trabalhadores também têm de ser arrogantes”, porque “se não o forem, estão tramados e a Altice leva os seus intentos por diante”. E garante: “Jamais o vamos permitir. Somos seres humanos e não um peãozinho para se jogar. Não somos números, somos pessoas com inteligência própria e temos de defender aquilo que é nosso, o posto de trabalho que a Altice quer destruir de uma forma arbitrária”.

A denúncia que chegou em forma de carta aos políticos madeirenses visa, segundo o sindicalista, que olhem para este problema, que “alterem as leis que têm de alterar”, embora reconheça que os artigos da legislação que permite a actuação da Altice não tenha sido criada por esta Assembleia. “Mas, de alguma forma, podem intervir para que essas alterações sejam feitas”, conclui.

Esta foi a primeira vez que os trabalhadores da antiga empresa pública Portugal Telecom fazem greve na Madeira e manifestam-se publicamente. A empresa foi comprada pelos empresários Armando Pereira em parceria com Patrick Drahi, fundador da multinacional de origem francesa Altice em 2001. No início de Junho de 2015, finalizaram a copra da PT Portugal.