Crónicas

A falsa baleia azul

O Miguel Torres Cunha é uma pessoa materialmente frugal, honesta e absolutamente independente

“Gil Canha acusa a RTP-M de estar controlada pelo Grupo Sousa.” 28.04.2017 e 24.10.2015.

1. Esta acusação – que a RTP-Madeira e o Miguel Torres Cunha estão controlados pelo Grupo Sousa – é recorrentemente tornada publica na Assembleia Legislativa Regional da Madeira e no mexerico dos débeis mentais das redes sociais. Não é uma acusação vinda exclusivamente do Gil Canha – toda a oposição politica pensa ou diz o mesmo - mas tem sido ele o principal protagonista público dela. O Miguel Torres Cunha, hoje, sub-director de conteúdos da RTP-Madeira e o Gil Canha, hoje, deputado independente na Assembleia Legislativa Regional da Madeira (figuras públicas) são amigos de infância um do outro. Na qualidade de amigo de ambos e de adepto da oposição politica da Madeira não posso, pois, deixar ficar esta acusação no conforto do silêncio público e das conversas privadas. Seria uma covardia imperdoável face á gravidade da acusação.

2. O Miguel Torres Cunha – o que está na fotografia meticulosamente escolhida para as gajas – é uma pessoa materialmente frugal, honesta e absolutamente independente. Esgota-se exclusivamente a trabalhar e é possesso consigo próprio na busca incessante e inalcançável da perfeição. É um tipo solitário – muito solitário mesmo! – e enclausuramento na sua própria e complexa personalidade. Mas é talvez a pessoa mais inteligente que conheço. Tudo isto – a que acresce um coração mole explorado por gajas e gajos que não prestam - fá-lo ser odiado e muito mal julgado pelos burros e as burras da politica da Madeira. Ponto.

3. A RTP-M – atendendo aos meios logísticos, humanos e financeiros de que dispõe – nunca respeitou e deu tanta voz plural aos partidos políticos da Madeira. A nível de programação – sendo o Miguel Torres Cunha um madeirense ferrenho – nunca a RTP-M emitiu tantos eventos em directo de toda a região (está em todas) e a informação – o telejornal, as entrevistas e os debates políticos – mais não é que um espelho fiel da porcaria da sociedade politica madeirense. Ou seja, qualquer bosta politica acha-se no direito de aparecer na RTP-M para dizer qualquer patacoada sobre buracos de uma estrada e o buraco imenso do seu ego.

4. Mas, acusar a RTP-Madeira é acusar o Miguel Torres Cunha. E é acusar que o Grupo Sousa – o Luis Miguel Sousa – escolheu e controla o Miguel Torres Cunha, logo, a informação politica da RTP-Madeira. Mais: até a jornalista Bruna Melim é metida ao baralho por ser (facto público) namorada do Luis Miguel Sousa. Sabemos que em politica vale tudo. Mas vindo de um amigo de infância – e num contexto de um odio fratricida com o Grupo Sousa – consuma uma agressão imerecida ao carácter integro do Miguel Torres Cunha. E o pior é que, sendo também o Gil Canha um gajo inteligente ( e é mesmo!) conhece, ou devia conhecer, que o Miguel Torres Cunha não se vende nem se deixa manipular por ninguém enquanto sub-director de conteúdos da RTP-Madeira. Desliguei o telemóvel e fui dar um mergulho com a baleia azul.