Mundo

Maioria dos britânicos lamenta resultado do referendo pelo ‘Brexit’

None

A maioria dos eleitores britânicos lamenta o resultado do referendo de 23 de junho de 2016 que ditou a saída do país da União Europeia, indica uma sondagem publicada hoje pelo diário The Times.

Desafiados a dizer, 10 meses depois, se pensam que o Reino Unido fez bem ou mal em votar pelo ‘Brexit’, 45% das 1.590 pessoas interrogadas disseram que lamentavam o voto pela saída, 43% mostraram-se favoráveis, enquanto 12% admitiram-se indecisas.

“É a primeira vez que existe uma maioria de pessoas que diz que o referendo teve um mau resultado”, nota o Times.

Sinal de que o assunto continua a dividir a sociedade britânica, a sondagem mostra que 85% das pessoas que votaram pela saída mantêm-se satisfeitas pelo voto, tal como 89% dos que votaram pela permanência.

O ‘Brexit’ terá consequências económicas para o país, acreditam 39% dos inquiridos, enquanto que 28% estão mais confiantes num futuro fora da UE.

Quanto à influência global, 36% dos eleitores britânicos estão resignados a que o país tenha menos fora da União Europeia, contra 19% que pensam que o país terá mais influência no mundo fora dos 28.

O referendo do 23 de junho de 2016 ditou a saída do Reino Unido da UE graças ao voto de 52% dos eleitores, contra 48% que votaram pela permanência.