Mundo

Bósnia vai recorrer de decisão da ONU que ilibou Sérvia de genocídio

None

As autoridades bósnias vão pedir ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), principal órgão judicial da ONU, para rever a decisão de 2007 que ilibou a Sérvia de genocídio durante a guerra na Bósnia (1992-95).

Bakir Izetbegovic, o elemento muçulmano bósnio da Presidência tripartida do país, anunciou hoje que o pedido será apresentado antes de 26 de fevereiro, data em que termina o prazo para recorrer da decisão.

O recurso avançará apesar da ausência de consentimento dos seus parceiros croata e sérvio na Presidência, uma decisão que se receia possa mergulhar a Bósnia numa crise política, com os deputados sérvios-bósnios a planearem boicotar a atividade parlamentar para manifestar a sua oposição.

Não obstante, Izetbegovic insiste que não é necessária nova aprovação, cabendo ao representante legal da Bósnia no caso simplesmente entregar um pedido de recurso.

A Bósnia processou a vizinha Sérvia junto do Tribunal Internacional de Justiça em 1993, acusando-a de apoio político e militar ao esforço de guerra dos sérvios bósnios.

Em 2007, o tribunal das Nações Unidas considerou que o massacre de 8.000 muçulmanos, perpetrado por sérvios-bósnios na cidade bósnia de Srebrenica, em 1995, foi genocídio, mas ilibou a Sérvia de qualquer responsabilidade em tais atos, declarando apenas que esta tinha falhado ao não impedir a carnificina.

O massacre de Srebrenica foi o maior assassínio em massa ocorrido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e o mais sangrento episódio da guerra na Bósnia, que fez 100.000 mortos.