Mundo

Desenvolvido em laboratório motor “verde” que produz hidrogénio

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Investigadores desenvolveram em laboratório um motor de combustão interna “verde”, que usa metano para produzir hidrogénio sem expelir dióxido de carbono para a atmosfera, refere um estudo publicado hoje.

O processo, segundo o estudo publicado na revista especializada Industrial & Engineering Chemistry Research, pode produzir hidrogénio para alimentar células de combustível residenciais, grandes geradores, veículos, como autocarros, ou funcionar como complemento para fontes de energia intermitentes como os painéis fotovoltaicos.

Segundo Andrei Fedorov, professor do Instituto de Tecnologia da Geórgia, foi demonstrado em laboratório que é possível produzir um combustível amigo do ambiente, o hidrogénio, a partir do princípio de funcionamento do tradicional motor de combustão interna a quatro tempos, com pistons, mas recorrendo a um catalisador, uma membrana separadora de hidrogénio e um absorvente de dióxido de carbono (CO2).

Uma das novidades do sistema é que permite a produção do combustível limpo no próprio local de consumo.

Denominado Reator CO2/H2 de Pistão e Membrana (CHAMP, na sigla em inglês), o motor pode operar a temperaturas muito mais baixas do que os motores convencionais, consome muito menos água e pode operar com outros combustíveis como o metanol ou outras matérias-primas de base biológica.

Os responsáveis salientam que também captura as emissões de dióxido de carbono, o que evita a poluição.

Ao contrário dos motores convencionais, que funcionam a milhares de rotações por minuto, o CHAMP opera a apenas a alguns ciclos por minuto, dependendo do tipo de reator e da necessidade de produção de hidrogénio. E não são necessárias velas de ignição porque não há necessidade de gerar uma explosão de combustível.

Os investigadores destacam que o sistema CHAMP pode ser dimensionado para produzir centenas de quilos de hidrogénio por dia, para fornecer uma estação de abastecimento, por exemplo, ou para gerar apenas alguns quilos, para alimentar um veículo ou uma residência particular.