5 Sentidos

‘Dar a Ver’ regressa com duas conferências nos dias 3 e 4 de Março no Funchal

None

Mais de cem pessoas participaram no último sábado naquela que foi a mais recente actividades realizada no âmbito do ‘Dar a Ver’, projecto de divulgação cultural da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura.

Desta vez, a actividade foi uma visita guiada aos Engenhos do Norte (Porto da Cruz), a cargo de Lídia Góes Ferreira, diretora do Museu Etnográfico da Madeira, e de Luís Faria um dos proprietários da empresa SóRum Madeira.

A visita teve como objectivo dar a conhecer uma unidade fabril ainda em funcionamento, que é, acima de tudo, um testemunho de um importante ciclo económico da História do nosso arquipélago, o ciclo do açúcar, para os quais encontraram-se diferentes soluções de salvaguarda patrimonial. É esse testemunho “vivo”, recuperado por uma entidade privada, que soube manter a traça original do edifício e preservar o equipamento, que foi dado a conhecer aos mais de cem participantes na actividade, valorizando o papel da iniciativa privada, na salvaguarda do nosso património cultural.

O ‘Dar a Ver’ regressa nos próximos dias 3 e 4 de Março, com duas conferências que decorrerão na Casa-Museu Frederico de Freitas. No dia 3, sexta-feira, pelas 18 horas, Victor dos Reis abordará o tema ‘O ecrã barroco: tectos pintados, máquinas celestiais e a moderna cultura visual’ e no dia 4, sábado, pelas 15 horas, Vítor Serrão falará sobre ‘Pintura Maneirista Portuguesa-Reflexos Insulares’.

Recorde-se que a participação nas actividades deste projecto é gratuita, sendo apenas necessária uma inscrição prévia através do endereço [email protected].