Madeira

Cirurgias no programa de recuperação da lista de espera são pagas à parte

None

As cirurgias efectuadas no âmbito do Programa de Recuperação implementado no Serviço de Saúde da Região (SESARAM) são pagas à parte. A notícia que faz manchete na edição desta quarta-feira do DIÁRIO de Notícias dá-lhe conta que, os dados da produção do 1º semestre do SESARAM, revelam que estavam 17.099 utentes em espera para cirurgia, no final de Junho corrente ano, menos 300 do que no início do ano. A diminuição deve-se sobretudo ao Programa de Recuperação de Cirurgia, que inclui, na maioria dos casos, operações realizadas fora do horário normal de trabalho e, por isso, pagas à parte, constituindo uma despesa extra para os cofres da Região. O cancelamento de salas no Bloco Operatório e a falta de anestesistas contribuiram para esta situação.

Num dia em que o DIÁRIO revela também que o desemprego continua a diminuir na Região, tenho registado em Outubro último, o valor mais baixo desde Fevereiro de 2011, fique a saber que o grupo AFA continua a reforçar a aposta em termos dos empreendimentos hoteleiros e, já partir do próximo ano, vai transformar as antigas instalações da ‘Insular de Moinhos’ no hotel ‘Savoy Boutique’. O negócio realizado com Jorge Sá poderá ter custado mais de 8 milhões de euros.

Também no área do turismo, fique a saber que o Presidente da Câmara do Porto Santo pondera avançar com a Taxa Municipal Turística na ilha. A medida que, segundo Idalino Vasconcelos, constituirá uma nova fonte de receita para o município, não é bem vista pelos hoteleiros.

Na véspera de mais uma acção relacionada com a violência contra as mulheres, leia a entrevista com Guida Vieira, coordenadora da UMAR e fique a saber que os casos de homicídio relacionados com violência doméstica continuam em crescendo.

Mas há outros casos de agressões. Um aluno da Escola da Ponta do Sol perdeu a audição depois de ter sido agredido por um colega. A mãe do jovem agredido critica “passividade” do Conselho Directivo da Escola e pondera avançar para tribunal.

Tudo isto para ler, e muito mais, hoje com o DIÁRIO de Notícias.