País

Portugal leva 38 empresas à Feira empresarial Fruit Attraction em Madrid

Foto DR
Foto DR

Portugal vai estar representado com 38 empresas e associações de produtores na feira empresarial Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, anunciou hoje a Portugal Fresh, associação para a promoção de frutas, legumes e flores.

O evento, que decorre entre 18 e 20 de outubro, vai contar com a presença de 60 mil profissionais do setor, vindos de 110 países.

Face a 2016, a representação portuguesa no evento aumentou 46%, enquanto a área ocupada pela associação subiu 10%, para 417 metros quadrados.

Em 2016, Espanha foi o principal destino de exportações de fruta, legumes e flores nacionais, representando 30% das vendas internacionais, seguida por França (11,9%), Reino Unido (9%), Países Baixos (8,4%) e Alemanha (6,4%).

“Espanha é o nosso maior mercado de proximidade e o destino natural dos produtos portugueses, mas as empresas estão a exportar cada vez mais, e para novos destinos”, afirmou o presidente executivo da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, em comunicado.

No primeiro semestre deste ano, as exportações rondaram 725 milhões de euros, o que corresponde a um aumento superior a 23%, em comparação com o mesmo período de 2016.

“A estratégia de promoção internacional está a traduzir-se em resultados e, em 2017, a tendência continuará a ser de aumento da presença de produtos nacionais, nos maiores mercados internacionais”, acrescentou Gonçalo Santos Andrade.

O plano de atividades da Portugal Fresh inclui 20 ações de promoção, em países como os Estados Unidos, México e Alemanha.

Até 2020, a associação espera atingir os 2.000 milhões de euros em exportações.