Madeira

Postos florestais e torres de vigilância com investimento de 1,6 milhões de euros

Projecto do Governo Regional da Madeira para requalificar 18 espaços que têm idade média de 25 anos

None

O Governo Regional da Madeira vai investir um total de 1,6 milhões de euros (incluindo IVA) a requalificação dos postos florestais e torres de vigilância, no sentido de melhorar as condições de operacionalidade do Corpo da Polícia Florestal.

As obras já começaram e mereceram a visita, hoje de manhã, da secretária regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Susana Prada. O investimento avultado justifica-se, frisa uma nota do gabinete da tutela, “devido à sua idade e às especificidades dos locais onde os postos foram construídos”, estes “foram sujeitos a condições adversas ao longo dos tempos. Assim sendo, impunha-se a execução de obras de beneficiação nos postos florestais, para que o efectivo do Corpo de Polícia Florestal tenha mais e melhores condições de trabalho, logo, mais motivação para exercer as suas funções”.

Vão ser intervencionados 12 postos florestais e seis torres de vigilância construídos, na sua maioria, nos meados do século passado e, por isso, têm uma idade média de 25 anos, embora algumas tenham sido construídas há 70 anos e nunca mais tinham sofrido melhorias.

Este que foi “o primeiro compromisso assumido pelo Governo Regional com o Corpo de Polícia Florestal”, lembrou Susana Prada, que destacou a duração das obras será por seis meses. “Além destes trabalhos, já entregamos os coletes anti-bala e equipamentos de protecção individual para poderem intervir no primeiro combate aos incêndios florestais”, lembrou.

Segue-se a lista dos postos e torres e a sua localização: