Madeira

“O Funchal precisa de uma galeria de arte municipal”

A ideia foi hoje apresentada por Rubina Leal, durante uma visita ao Museu do Açúcar.

A candidata sublinhou a importância “vital” da cultura para a dinamização da cidade.
A candidata sublinhou a importância “vital” da cultura para a dinamização da cidade.

A criação de uma galeria de arte municipal, que proporcione aos artistas regionais (e não só) um espaço para exposição dos seus trabalhos, no edifício onde actualmente funciona o Museu do Açúcar, é uma das ideias apresentadas pela candidatura do PSD à Câmara Municipal do Funchal.

“O Funchal precisa de uma galeria de arte municipal. É um espaço que não existe e que tem de existir numa cidade como a nossa”, afirmou Rubina Leal. “A nossa cidade precisa de um espaço onde se possa promover os nossos artistas regionais, onde estes possam trazer as suas exposições temporárias, mas também outras exposições, quer nacionais quer internacionais”, acrescentou.

A candidata sublinhou a importância “vital” da cultura para a dinamização da cidade: “O ideal seria que este espaço se tonasse num espaço público de arte e de cultura, onde fosse possível fazer várias performances, envolvendo toda esta mesma praça [Colombo]”. “Este é o local ideal, até para desenvolver o comércio nesta zona da cidade”, acrescentou.

Paralelamente a esta proposta, a candidatura de Rubina Leal apresenta uma outra: a criação de um Museu da Cidade, no Palácio de São Pedro. Ideia esta que terá surgido após a visita da cabeça de lista do PSD ao actual Museu de História Natural do Funchal. O Palácio de S. Pedro não é “nada adequado para ser um Museu de História Natural”, mas por outro lado é um “espaço nobre” indicado congregar toda a história da cidade do Funchal, aponta a candidata.

A concretizar-se esta ideia, o Museu de História Natural passaria para o edifício do antigo matadouro, o espólio do Museu do Açúcar passaria para o Museu da Cidade e o espaço da Praça Colombo ficaria, assim, livre para albergar a dita galeria de arte municipal.