Madeira

Madeira com céu muito nublado e aguaceiros a norte

None

É verão mas o tempo não será famoso na Região. A previsão é de períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, tornando-se moderado a forte com rajadas até os 70 quilómetros por hora nas terras altas a partir do final da tarde.

Uma garantia dada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que hoje coloca 11 dos 18 distritos de Portugal continental, tal comos os arquipélagos dos Açores e da Madeira com um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV).

No continente, os distritos com risco maior são Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Os restantes distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Castelo Branco, Coimbra e Leiria apresentam risco ‘elevado’.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (’moderado’), 6 a 7 (’elevado’), 8 a 10 (’muito elevado’) e superior a 11 (’extremo’).

Para Portugal continental, o IPMA espera para hoje aguaceiros nas regiões Norte e Centro e vento noroeste moderado a forte no litoral e terras altas.

Aguarda também aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, sendo mais frequentes e intensos nas terras altas da região norte durante a tarde e pequena descida de temperatura.

Para os Açores é esperado céu pouco nublado.