País

Ordem dos Médicos Veterinários ajuda animais afectados pelos incêndios

None

Perante mais uma catástrofe marcada pelos incêndios em território nacional, a Ordem dos Médicos Veterinários vem demonstrar a sua total disponibilidade para ajudar todos os animais afetados através da coordenação dos diversos Médicos Veterinários que já estão no terreno.

Nos vários locais os trabalhos estão a ser coordenados pelos Médicos Veterinários Municipais, com a ajuda de outros Médicos Veterinários que exercem a sua atividade na zona. Neste momento, os Médicos Veterinários estão a tratar dos dados relativos aos animais que já morreram, estão a agilizar a estratégia para a recolha de cadáveres juntamente com as autoridades competentes, e a dar uma primeira ajuda na angariação de alimentos e medicamentos, bem como a prestar tratamento médico-veterinário aos animais afetados. Estão a ser feitos todos os esforços para tentar dar resposta aos efetivos pecuários daquela zona.

Segundo Jorge Cid, Bastonário da OMV, “Os Médicos Veterinários não poderiam mais uma vez deixar de apoiar as populações numa situação de extrema gravidade como os incêndios. A solidariedade é uma das nossas premissas enquanto profissionais e como tal faremos tudo aquilo que esteja ao nosso alcance para prestar auxílio e minimizar as consequências desta tragédia”.

Já em junho, depois do incêndio de Pedrógão, a Ordem dos Médicos Veterinários teve uma reunião com o Ministério da Agricultura para a criação de um plano de contingência, em caso de catástrofe, e a integração dos Médicos Veterinários na Proteção Civil. Foi igualmente criado um Grupo de Trabalho para ajudar nestas calamidades, tendo agora sido reativado esse grupo que integra vários Médicos Veterinários que se encontram a coordenar as diversas ações no terreno.