Mundo

Centenas de pessoas manifestam apoio à polícia de choque em Madrid

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Centenas de pessoas concentraram-se hoje de manhã em Madrid, em frente à sede da Unidade de Intervenção Polícia (UIP), a polícia de choque espanhola, para manifestarem apoio à Polícia Nacional e aos agentes que estão destacados na Catalunha.

Gritando “vocês não estão sozinhos” e empunhando a bandeira de Espanha, várias centenas de pessoas, entre as quais colegas dos agentes transferidos para a Catalunha e muitos cidadãos anónimos, juntaram-se ao apelo de quatro sindicatos da polícia para manifestarem apoio ao trabalho da polícia de choque nos últimos dias, em Barcelona.

Durante a concentração, os sindicatos da polícia exigiram ao Governo espanhol que dê ordens no sentido de uma actuação “de forma contundente” e que disponibilize todo o material necessário para acabar com a violência.

Numa declaração lida, um agente sublinhou que os causadores da “violência vão matar, estão à procura de um polícia morto e quase que o conseguiram em várias ocasiões”.

Prova disso são a gravidade dos ferimentos sofridos por mais de 200 polícias, que, devido aos confrontos em Barcelona, ficaram com ossos partidos, vértebras esmagadas, ferimentos na cabeça, cortes e golpes, segundo os sindicatos.

Durante a concentração, os sindicatos afirmaram que a UIP tem “meios, desejo e convicção” para resolver o problema, mas é necessário ter autorização para usarem os tanques de água anti-distúrbios e que sejam convocadas as unidades que estão à espera de receber a ordem para agir.

Os sindicatos exigem ainda que os polícias destacados na Catalunha recebam “uma compensação financeira justa” e a entrada na ordem de mérito da polícia.