Madeira

Vento forte e chuva nas previsões para hoje

O vento pode chegar aos 95 km/h e motiva aviso amarelo para as zonas montanhosas a partir das 12 horas.

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Entra em vigor ao meio-dia o aviso amarelo para vento forte emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que antecipa para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado durante a tarde e períodos de chuva a partir do meio da tarde. O dia será de vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de Sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) de Sudoeste a partir da manhã, com rajadas até 70 km/h, rodando para Oeste no final do dia. Nas terras altas as rajadas vão atingir os 95 km/h, sendo para esta zona que o IPMA emitiu o aviso, em vigor até às 21 horas desta terça-feira.

Para o Funchal as previsões são de períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado durante a tarde e de períodos de chuva a partir do meio da tarde. O vento será igualmente em geral fraco (inferior a 20 km/h) de Sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) de Sudoeste a partir da manhã, com rajadas até 60 km/h. Deverá ir enfraquecendo no final do dia. A temperatura máxima vai chegar aos 22ºC. No Porto Santo será de 21ºC. A mínima será de 26ºC e 15ºC, respectivamente.

Câmara de Lobos apresenta hoje valores entre os 17ºC e os 22ºC; Ponta do Sol entre os 16ºC e os 23ºC; Caniçal e Santa Cruz entre os 16ºC e os 21ºC; Machico entre os 15ºC e os 22ºC. Na Ponta do Pargo e Santana a mínima será de 13ºC, a máxima de 20ºC; no Porto Moniz os valores 14ºC e 21ºC. Em São Vicente conte com mínima de 13ºC e máxima de 22ºC.

No mar, a costa Norte apresentará ondas de Noroeste com 2 a 3 metros, passando a ondas de Oeste no final do dia. Na costa Sul as ondas serão de Sudoeste com 1 a 2 metros.

A temperatura da água do mar mantém-se nos 18ºC.