Madeira

Utilização do Multibanco na Madeira ascende a 390 milhões de euros no primeiro trimestre de 2019

None

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) para a Região Autónoma da Madeira referentes ao 1.º trimestre de 2019 mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), considerados no seu conjunto, ascenderam aos 390,5 milhões de euros, significando um aumento de 7,4% comparativamente ao período homólogo.

Os números são divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira aborda o crescimento impulsionado pelo aumento de 8,5% verificado nas compras através de terminais de pagamento automáticos (TPA), já que nos levantamentos, o crescimento não ultrapassou os 5,8%.

Segundo a mesma fonte, o acréscimo global foi mais acentuado nos cartões nacionais que registaram um aumento de 8,2%, enquanto os internacionais tiveram um aumento de 3,1%. Os pagamentos seguiram a mesma tendência, crescendo 7,4% relativamente ao mesmo trimestre do ano transacto.

A nível nacional, os montantes movimentados nas operações em análise da rede Multibanco também cresceram. Nos levantamentos, o acréscimo foi de 3,4%, nas compras através de TPA de 8,1% e nos pagamentos de 4,9%. A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA no país, foi de +6,1%.

Voltando à análise dos dados regionais, observa-se que desagregando os levantamentos em nacionais e internacionais, os primeiros totalizaram no 1.º trimestre deste ano 148,6 milhões de euros, crescendo 5,5% face ao período homólogo, enquanto os segundos perfizeram 13,8 milhões de euros, +8,7% que no mesmo período de 2018.

Por sua vez, as compras através de TPA feitas com cartões internacionais ascenderam aos 47,0 milhões de euros (+1,5% que no período homólogo), enquanto as compras feitas com cartões nacionais rondaram os 181,1 milhões de euros (+10,5% que nos primeiros três meses de 2018).