Madeira

Santa Cruz apoia 11 agricultores com 50 mil euros

None

Foram assinados, esta quinta-feira, 17 de Outubro, os primeiros 11 contratos do programa de apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz ao sector agrícola. Um programa que arrancou este ano e que, nesta primeira fase, teve um orçamento de 50 mil euros.

Na ocasião, o presidente Filipe Sousa destacou “a importância deste programa, nomeadamente para os pequenos agricultores”, sublinhando que “esta era uma lacuna” e que, “apesar de não estar nas atribuições directas da autarquia, é uma medida de cariz social e económico importante”.

O autarca revelou, ainda, que o programa poderá ser alvo de ajustamentos agora que já está no terreno, salientando que “os regulamentos não são documentos estáticos, mas sim instrumentos que devem ajustar-se às necessidades”.

Além de pretender ajudar vários agregados familiares a desenvolverem esta actividade de subsistência familiar, o presente programa de apoio é um instrumento que permite a manutenção de terrenos e respectiva limpeza.

A autarquia reconhece, assim, “a abrangência social de um sistema de apoio aos agricultores, que paralelamente funcione como protecção da paisagem, como medida dissuasora do abandono dos terrenos e, ainda, como complemento à economia familiar”.