Projecto integrado pela UMa reconhecido a nível europeu

15 Abr 2019 / 12:19 H.

O projecto MACBIOBLUE, do qual a Universidade da Madeira é parceira, através do Banco de Germoplasma ISOPlexis, foi recentemente reconhecido pela União Europeia (UE) pela ideia que promove, pelas boas práticas e resultados obtidos, bem como por contribuir para a promoção da Política de Coesão Europeia.

O projecto MACBIOBLUE pretende contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e processos de origem marinha, em especial derivados de algas, que possam ter aplicação na segurança alimentar, ambiente e saúde, através de transferência de conhecimento para as empresas da área.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do através do Programa Operacional INTERREG MAC 2014-2020, junta as regiões europeias da Madeira, Açores e Canárias, bem como Cabo Verde, a Mauritânia e o Senegal.

Além da UMa, através do ISOPlexis, integram este projecto o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fundación Canaria del Instituto Canario de Investigación del Cáncer (FICIC), a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a Universidade de La Laguna, a Universidade dos Açores, o Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, a Fundação Gaspar Frutuoso, Universidade de Cabo Verde, a Universidade de Nouakchot da Mauritânia e a Universidade Anta DIOP do Senegal.

Este reconhecimento agora publicado pela DG Regional Projects e faz com que MACBIOBLUE passe a integrar uma base de dados europeia de projectos pilotos e que seja utilizado como exemplo de boas práticas regionais e/ ou locais pelos Comissários e Directores Regionais da UE.

De referir ainda que, nos passados dias 1 e 2 de Abril, realizou-se nas instalações da Universidade da Madeira, no Campus da Penteada, a terceira reunião técnica, do projecto MACBIOBLUE, para a apresentação e discussão dos resultados obtidos até ao momento e análise da execução das sete actividades desenvolvidas pelo projecto, bem como traçar objectivos para os próximos 12 meses, data prevista para a conclusão do projecto.

Outras Notícias