Madeira

Governo Regional quer reforçar ligação entre jovens e empresas

O compromisso foi assumido por Miguel Albuquerque na entrega de certificados a 245 jovens no âmbito dos ‘Estágios de Verão’

None

“Manter e reforçar este projecto inovador”, foram as primeiras palavras de Miguel Albuquerque na cerimónia de entrega de certificados aos 245 jovens que concluíram, em Agosto, o programa Estágios de Verão, que decorreu esta manhã, na Quinta Vigia.

“Entendemos que é muito importante este contacto que os nossos jovens têm com o mundo do trabalho”, vincou o presidente do Governo Regional e dirigindo-se aos jovens presentes: “Acho que é muito importante na vossa formação todos vós contactarem com o dia a dia das empresas, com a realidade concreta tangível da Economia e do funcionamento do próprio mercado”.

Com efeito, para o líder regional a falta de “articulação e conexão efectiva com as empresas” é uma “carência” do ensino universitário em Portugal, que o seu executivo pretende colmatar.

“A nossa intenção é mantermos e alargarmos esta iniciativa de ligar aos nossos jovens ao mundo das empresas e ao mundo do trabalho”, reiterou, comprometendo-se ainda a “acentuar” no próximo mandato “a relevância da juventude e as questões ligadas à juventude ao futuro da Madeira”.

O programa Estágios de Verão é uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação e visa potenciar a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional dos estudantes universitários, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar.

Podem candidatar-se ao programa Estágios de Verão os jovens que: estejam a frequentar o ensino universitário, em Portugal ou no estrangeiro, que confira o grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou a frequentar cursos de pós-graduação; tenham idade máxima de 30 anos, à data do início do estágio; tenham domicílio fiscal na Região Autónoma da Madeira; não se encontrem a exercer qualquer atividade profissional remunerada, independentemente do título ou qualificação do vínculo existente.

De referir que, em 2019, concorreram a este programa 832 estudantes, tendo tido colocação para realizar o seu estágio 683 candidatos, integrados em 529 entidades enquadradoras de natureza pública, privada sem fins lucrativos e empresas privadas.

Os estágios têm a duração de um mês, entre Julho, Agosto e Setembro, na qual os jovens deverão realizar até de 30 horas de trabalho semanal. Para além da experiência profissional e aquisição de competências, os jovens participantes no programa Estágios de Verão, têm direito a uma compensação monetária no valor de quinhentos euros, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação.