Madeira

Funchal reutiliza água não potável para abastecer viaturas dos Bombeiros e do Ambiente

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) instalou, na Ribeira de São João, dois novos pontos de abastecimento de água não potável que, a partir de agora, vão permitir abastecer as viaturas dos Bombeiros Sapadores do Funchal e do Departamento Municipal de Ambiente.

O presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, visitou o local e explicou que “a água provém de uma nascente que não era aproveitada, e que produz cerca de 300 mil litros de água diariamente. Nestes pontos, é possível, a partir de agora, encher um carro de 12 mil litros dos Bombeiros em pouco mais de 10 minutos”. “Com a reutilização de água, ganha a cidade em termos de protecção civil, salubridade, ambiente e sustentabilidade”, sublinha.

A propósito da localização o autarca realça que esta “é especialmente favorável para o abastecimento de veículos de combate a incêndios”, mas que foi instalado um segundo ponto “porque havia condições para isso, e de maneira a que o Departamento de Ambiente faça uso desta água para tarefas como a rega de jardins e a lavagem de estradas, na linha do que já era feito noutros quatro pontos de abastecimento de água não potável na cidade”.

Os serviços municipais utilizavam, até agora, pontos como estes no Jardim Municipal, na Rua Ivens, no Amparo e junto à Estação dos Viveiros. Estes dois novos pontos de enchimento assumem-se, porém, como “os melhores em termos de quantidade de água e eficiência”.

De referir ainda que Miguel Silva Gouveia fez-se acompanhar na visita pela vice-presidente Idalina Perestrelo, que tem o pelouro do Ambiente, e o vereador Rúben Abreu, responsável pela Gestão de Frota.